Resenha: As Peças Infernais: Anjo Mecânico - Cassandra Clare.

 ''O mundo antes de Os Instrumentos Mortais.''

Olá leitores, espero que estejam todos bem. Apesar de já ter lido, praticamente, todos os livros de Cassandra Clare esse é o primeiro que estou resenhando e sinceramente não sei o que vai sair daqui. Anjo Mecânico foi sem dúvida o livro que mais adiei pra ler (quase um ano) e o que eu achei, vocês conferem nessa resenha – desastrosa ou não.


Sinopse: Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Claire. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo.

Titulo: As Peças Infernais: Anjo Mecânico
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Numero do Livro: Livro 1
Ano de Lançamento: 2012
Número de páginas: 392
Classificação: 3.5/5

Opinião:
Uma das coisas que eu mais gosto em relação à Cassandra Clare, é o fato de ela conseguir articular e desenvolver muito bem suas estórias, encaixando todas as peças do quebra cabeças, levando o leitor a ficar extático - todo autor faz isso, não é novidade, mas em minha opinião ela é uma das poucas que se superam - e em As Peças Infernais não é diferente. A série se passa antes de Os Instrumentos Mortais, porém segue a mesma mitologia – diria até, que aqui, a mitologia é um pouco mais explorada, em comparação ao primeiro livro de Os Instrumentos Mortais.

Nesse novo-antigo mundo, somos apresentados a Tessa Gray, uma americana sonhadora, que acredita em romances como nos livros que lê, mas que apesar disso possui um talento curioso e bastante cobiçado, principalmente pelo Magistrado, que é ‘’o cabeça’’, por assim se dizer, do Clube Pandemônio (uma organização controlada por integrantes do submundo onde coisas bizarras acontecem). Assim que sua tia morre, Tessa sê vê obrigada a ir em busca do seu irmão, Nathaniel que passou a viver em Londres, assim que ela chega na Londres vitoriana logo é surpreendida pelas irmãs Sombrias, que alegam manter seu irmão em um terrível cativeiro.

Tessa é presa e obrigada a desenvolver poderes, que até então ela desconhecia, seu o estranho dom permite que ela se transforme em qualquer pessoa, desde que ela toque em algum pertence da outra pessoa. Não resta fazer nada a não ser cooperar, afinal tanto sua vida como a de seu irmão está em risco. Mas nem tudo é tragédia na vida da Srta. Gray, assim que se vê livre ela encontra abrigo no Instituto de Londres e com os Caçadores de Sombras, mais uma etapa importante de descobertas se inicia em sua vida. 
'' – Às vezes – disse Jem –, nossas vidas mudam tão depressa que a mudança é mais rápida do que nossas mentes e corações. É nessas vezes, acho, quando nossas vidas mudaram mas ainda sentimos falta do tempo anterior, que sentimos a pior das dores. Mas posso te dizer, no entanto, por experiência própria, que você se acostuma. Aprende a viver a nova vida e não consegue imaginar, ou sequer lembrar, de como as coisas eram antes.'' – Página 254.
De cara vemos que o par romântico de Tessa é Will Herondale, contudo, até que os dois fiquem juntos terão um árduo caminho pela frente. Claramente vemos que Will possui um parentesco com um dos personagens de Os Instrumentos Mortais, e eu diria que ele é um irritante adorável. Outro personagem em que a trama gira em torno é Jem Carstairs, que apesar de não ter muito destaque nesse primeiro volume, foi sem dúvida o personagem que mais me cativou. O ritmo de Anjo Mecânico é bastante intenso, e quando o leitor vê já está conquistado tanto pela história como pelos personagens.

É inevitável a comparação com Os Instrumentos Mortais; Em minha opinião o primeiro volume de As Peças Infernais se mostra um pouco mais forte em relação à Cidade dos Ossos. Eu diria que Anjo Mecânico é enigmático, divertido e surpreendentemente cativante.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2013 Sede de Ficção. Design por Adália Sá | Editado por Valbert Moraes.