Indicação: Alguns livros YA com temática gay, que você não pode deixar de ler.



Enquanto o número de romances adolescentes com a temática LGBT lá fora está crescendo, aos poucos alguns desses livros começam a chegar ao Brasil. É muito bom saber que existem vários autores pelo mundo que lidam com um tema, que para muito pode ser meio delicado, de forma tão simples e natural deixando assim os jovens mais próximos da realidade dos tempos de hoje.

Bem, se você é novo com esse gênero, alguns dos livros listados aqui são um bom lugar por onde começar. Lembrando que, grande parte dos livros listado aqui, ainda NÃO foi publicado em terras Brasileiras.

LÉSBICO

A Falta de educação de Cameron Post por Emily m. Danforth.

Situado na zona rural, em Montana no início de 1990, A Deseducação de Cameron Post é um romance YA para maior idade, um poderoso e amplamente aclamado.

Cameron Post sente uma mistura de culpa e alívio quando seus pais morrem em um acidente de carro. Suas mortes significam que eles nunca saberão a verdade, que ela eventualmente é gay. Órfã, Cameron vai morar com sua avó antiquada e sua tia ultra-conservadora, Ruth. Lá, ela se apaixona por sua melhor amiga, uma bela cowgirl. Quando ela finalmente sai do armário, sua tia a manda, para um acampamento de conversão religiosa que supostamente irá "curá-la" sua homossexualidade. No acampamento, Cameron fica cara a cara com o fato de negar a sua verdadeira identidade.

Guardando o seu segredo por Julie Anne Peters.

Com um namorado fixo, a posição de presidente do conselho estudantil, e uma chance de ir para uma universidade da Ivy League, a vida escolar está muito bem para a Holanda Jaeger. Pelo menos assim parece ser. Mas quando Cece Goddard chega a sua escola, tudo muda. Cece e Holanda têm sentimentos inegáveis uma pela outra, mas como os outros vão reagir a sua relação em desenvolvimento?

Esta comovente história de amor entre duas meninas é um digno sucessor do clássico adulto jovem adulto, de Nancy Garden, Annie on My Mind. Com seu humor característico e estilo jovial, Peters conquistou as emoções fortes de amor jovem.



A Diferença Entre Você e Eu por Madeleine George.

Jesse corta o seu próprio cabelo com um canivete suíço. Ela usa grandes botas verdes de pescador. Ela é membro fundador (e única) de NOLAW, a Organização Nacional para libertar todos os Esquisitos. Emily usa blusas com botões de pérolas falsas. Ela é vice-presidente do conselho estudantil. Ela tem um namorado.

Estas duas meninas não têm nada em comum, exceto o apaixonado "tempo particular" que partilham todas as tardes de terça-feira. Jesse deseja que todos saibam do seu relacionamento, mas Emily sente que tem muito a perder. Quando elas se encontram em lados opostos de um conflito escolar, cada uma tem que decidir o que é mais importante: o que você acredita, ou a pessoa que você ama?




GAY

Dois Garotos se Beijando por David Levithan.
Baseada em fatos reais, essa é a história de Harry e Craig, ambos possuem dezessete anos e são um casal de que decide protestar contra um recente crime de ódio de uma forma inusitada: entrando para o Guiness com o beijo mais longo do mundo. Todo o romance é narrado por uma geração de homens homossexuais vítimas da AIDS. 
Enquanto os dois rapazes cada vez mais desidratados e privado de sono estão se beijando, eles se tornam um ponto crucial na vida dos outros adolescentes que devem lidar com suas próprias relações a longo prazo, o controle pela identidade, enquanto o casal beijando-se tenta descobrir seus verdadeiros sentimentos um pelo outro. Mas muita coisa pode mudar nas 32 horas, 12 minutos e 10 segundos necessários para quebrar o recorde.
A Editora Galera Record anunciou que irá publicar Two Boys Kissing. Porém, ainda não existe uma previsão para o lançamento.

Clube de Geografia por Brent Hartinger.
Russel Middlebrook está convencido de que ele é o único garoto gay em Goodkind High School.

Então o seu companheiro de bate-papo on-line gay acaba por ser ninguém menos que Kevin, a estrela popular, mas enrustido do time de beisebol da escola. Logo Russel conhece outros estudantes gays. Não é a sua melhor amiga Min, que revela que ser bissexual, e a sua namorada Terese.

Mas como esses adolescentes devem ficar juntos, sem chamar a atenção para si mesmos? "Acabamos de escolher um clube que é tão chato, que ninguém no seu juízo perfeito nunca iria em um milhão de anos participar. Poderíamos chamá-lo de O Clube de Geografia!"

Romance de estreia de Brent Hartinger é um retrato rápido, engraçado e mordaz dos adolescentes contemporâneos que não podem aprender qualquer geografia real em seu último clube, mas que aprendem muito sobre o terreno social traiçoeiro do ensino médio e da paisagem ainda mais perigoso do coração humano.
Uma adaptação cinematográfica já foi produzida por Breaking Glass Pictures e tem lançamento previsto para 15 de Novembro.

Aristóteles e Dante Descobrindo os Segredos do Universo por Benjamin Alire Sáenz. 
 
Aristóteles é um adolescente irritado, com um irmão na prisão. Dante é um sabe-tudo que tem uma maneira incomum de ver o mundo. Quando os dois se encontram na piscina, eles parecem não ter nada em comum. Mas, como os solitários começar a passar muito tempo juntos, eles descobrem que partilham uma amizade, uma coisa especial do tipo que muda a vida e dura para sempre. 
E é através dessa amizade que Ari e Dante vão aprender as mais importantes verdades sobre si mesmos e o tipo de pessoas que querem ser.





Herói por Perry Moore.
 
A última coisa no mundo que Thom Creed quer é causar  dor ao seu pai, então ele guarda segredos. Como por exemplo, que ele tem poderes especiais. E que ele foi convidado a participar da Liga - a própria organização de super-heróis que são desprezados por seu pai. Mas o segredo mais doloroso de todos que Thom mal consegue encarar a si mesmo é que: ele é gay.

Mas tornar-se um membro da Liga abre um novo mundo de Thom. Lá, ele se conecta com um grupo desajustado de aspirantes a heróis, incluindo Scarlett, que pode controlar o fogo, mas não sua raiva; Larry, que pode fazer alguém ficar doente, com seu toque, e Ruth, um velho sábio que pode ver o futuro. Como Thom, estes heróis têm coisas a esconder, mas eles vão ter que aprender a confiar um no outro, quando eles descobrem uma conspiração mortal dentro da Liga.

Para sobreviver, Thom irá enfrentar desafios que ele nunca imaginou. Para encontrar a felicidade, ele vai ter que chegar a um acordo com o passado do seu pai e descobrir o tipo de herói que ele realmente quer ser.
Garoto Encontra Garoto por David Levithan.

Esta é a história de Paul, um estudante de segundo ano em uma escola como nenhuma outra: as cheerleaders dirigem Harleys e intolerância quase não existe.

Quando Paul encontra Noah ele acha que encontrou o seu verdadeiro amor. As apostas na escola dizem que as chances são de 12 para 1, de ele ficar com Noah, mas Paul não vai desistir sem jogar muito alto. Seu melhor amigo Joni pode estar se afastando, seu outro melhor amigo Tony está lidando com os pais ultra-religiosos, e seu ex-namorado Kyle o sairá de sua vida  tão cedo, mas às vezes tudo precisa desmoronar antes que, realmente se encaixa direito.

Esta é uma divertida comédia romântica sobre encontrar um amor, perder o amor, e fazer o que for preciso para obter o amor de volta em um mundo louco e maravilhoso.

O próximo séria o distópico Proxy do autor Alex London. Mas, como eu já falei a respeito dele não irei inclui-lo aqui. Clique aqui caso você queira ler
 
BISSEXUAL

Rosa por Lili Wilkinson.
Ava tem um segredo. Ela está cansada de sua atitude ultracool, política ultra-radical, e roupas UltraBlack. Ela está pronta para tentar algo novo, ela é mesma está pronta para ser alguém novo. Alguém que se encaixa, alguém com um namorado lindo, alguém que usa rosa.

Transferindo-se para Billy Hughes Escola de Excelência Acadêmica é a oportunidade perfeita para tentar uma nova identidade. Mas apenas no caso de as coisas não darem  certo, Ava está escondendo seus novos interesses de seus pais, e especialmente de sua antiga namorada.

Segredos de certa maneira de são difíceis de manter, embora, Ava descobre que a mudança é mais complicada do que mudar seu guarda-roupa. Mesmo se envolver na escola de musica levanta questões que ela nunca imaginou. Ela enfrenta escolhas surpreendentes e consequências imprevistas. Ava se pergunta, se ela vai descobrir o que ela realmente quer ser.

Namorados com Namoradas por Alex Sanchez.

Lance sempre soube que ele era gay, mas ele nunca teve um namorado de verdade. Sergio é bissexual, mas seu único relacionamento verdadeiro foi com uma garota. Quando os dois se encontram, eles têm uma conexão instantânea, mas será que isso vai ser o suficiente para superar suas diferenças? 

Allie esteve em um relacionamento com um cara nos últimos dois anos, mas quando ela conhece Kimiko, ela não pode tirá-la de sua mente. Será que isso significa que ela é gay? Será que isso significa que ela é bi? Kimiko, está caidinha por Allie, e acha impossível de acreditar que uma garota linda como Allie olharia para ela, mas ela está disposta a ficar por perto e ajudar Allie descobrir isso. 


Coda por Emma Trevayne.

Desde que ele era um menino, a música corria pelas veias de Anthem. Corp certamente viu a isso. Codificando a música com elementos que causam dependência e que alteram a mente, Corp detém o controle sobre todos os cidadãos, especialmente sobre Anthem, cuja energia de vida alimenta uma grande potência.

Anthem encontra esperança e conforto nos irmãos gêmeos que ele cuida, como ele mesmo observa a vida escorrer lenta e dolorosamente de seu pai. Sua fuga é encontrada em sua banda de rock underground, onde a música soa livre, claro e não codificada no fundo de um porão abandonado. Mas quando um membro da banda morre suspeita de uma overdose de rastreamento, Anthem sabe que seu tempo de repente se tornou limitado. A revolução é tudo, mas Anthem não pode deixar de atender a chamada com os acordes e fazer suas próprias escolha. Mas será que a garota que ele ama o ajudará ou o prejudicará?
 
Excêntrico ou A Ser Questionado


Abertamente Hetero por Bill Konigsburg.
Rafe é um adolescente normal de Boulder, Colorado. Ele joga futebol. Ele ganhou prêmios de esqui. Ele gosta de escrever.

E, oh ​​sim, ele é gay. Ele se assumiu desde a 8 ª série, e ele não é incomodado, e ele vai para outras escolas de ensino médio e fala sobre tolerância e outras coisas. E enquanto tudo isso é importante, Rafe realmente quer é ser apenas um cara normal. Não aquele cara gay. Para que ele seja uma parte de quem ele é, não o título, a cada momento.

Então, quando ele se transfere para um colégio interno de meninos na Nova Inglaterra, ele decide manter sua sexualidade em segredo - não que ele esteja aponto de voltar ao armário. Mas ele conhece uma professora que o desafia a escrever sua história. E acima de tudo, ele se apaixona por Ben... que ainda não sabe que o amor é possível. 


Todo Dia por David Levithan.
Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. 
Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. 
A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor. 





Will & Will - Um Nome, Um Destino por John Green, David Levithan.
Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. 
Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em um aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio. 

Divertido, comovente e profundamente perspicaz, John Green e David Levithan criaram um e romance cheio de emoção e humor, e ambos ganharam legiões de fãs fiéis.






Isso é tudo, mas há muitos outros livros YA LGBT lá fora. Quais você recomenda?

8 comentários:

  1. Parabéns por indicar livros para todas as pessoas, independente de opção sexual.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de agradecer sua visitinha em meu skoob e dizer que adorei o seu cantinho, já estou te seguindo, poderia seguir o meu e curtir minha fanpage também ? Iria me ajudar bastante =]

    Ficarei no aguardo
    E obrigada viu? Espero que possamos ser muito amigas
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei o post *-*
    todos livro parecem ser ótimos, vc sabe dizer se eles tem traduzidos aqui no Brasil ?
    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Achei o post por acaso e tenho várias outras recomendações para contribuir a quem se interessar :)

    http://www.marcadocomletras.com/search/label/Literatura%20Colorida%20Internacional

    ResponderExcluir
  5. Acabei de ver clube de geografia e achei bem legalzinho meio triste com o final + fico bem perto da realidade.

    ResponderExcluir
  6. https://clubedeautores.com.br/book/160787--A_FESTA

    ResponderExcluir
  7. https://clubedeautores.com.br/book/160787--A_FESTA

    ResponderExcluir

 
Copyright 2013 Sede de Ficção. Design por Adália Sá | Editado por Valbert Moraes.