Resenha: Mentiras - Michael Grant.

"A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer." - Mario Quintana.

Bem, quem me conhece sabe que sou bastante suspeito para falar a respeito da série Gone, sem dúvida e uma das minhas séries favoritas. Mas apesar de amar tanto esses livros, eu tenho certa ''dificuldade'' para escrever sobre eles e talvez essa resenha possa conter alguns pequenos spoilers de Gone e de Fome, cabe a você ler ou não. Então vamos ver no que dá...

Sinopse: Terceiro volume da série best seller do NYT, sobre o estranho sumiço dos adultos mundo afora, o que deixa apenas adolescentes e crianças para desvendar o mistério. Neste volume, sete meses se passaram e as coisas parecem finalmenteter criado alguma ordem no LGAR - se é que podemos chamar de ordem um bando de crianças sozinhas e armadas.Mas estabilidade não parece ser uma opção no LGAR. Coisas cada vez mais estranhas continuam a acontecer e, como se não bastasse, um boato ainda mais estranho, para não dizerassustador, começa a se alastrar. Mas mesmo naquele lugar bizarro não é possível que mortos voltem à vida... é? 

Isso aconteceu em uma noite: uma garota morta caminha entre os vivos, Zil e os Normais ateiam fogo a Praia Perdido, e no meio das chamas e fumaça, Sam vê o garoto que mais teme – Drake. Mas Sam e Caine derrotaram ele junta com a Escuridão – ou assim acreditavam. Com Perdido Beach queimada, o combate inicia-se: Astrid contra a Town Council, os Normais contra os mutantes, e Sam contra Drake. E a profetiza Orsay e Nerezza estão pregando que a morte os libertará. Com a vida em LGAR tornando-se cada vez mais desesperadora, ninguém sabe em quem confiar.
 
Titulo: Mentiras
Autor: Michael Grant
Editora: Galera Record
Numero do Livro: Livro 3
Ano de Lançamento: 2012
Número de páginas: 378
Classificação: 5/5

Mentiras é o terceiro livro da série e aqui as coisas andam um pouco melhores - na medida do possível - para o pessoal de Praia Perdida, o mesmo não se aplica a todos os habitantes do LARG. A fome ainda é a maior inimiga de todos, a eletricidade não existe mais e a Escuridão e Caine se mantém afastados. Na tentativa de colocar alguma estabilidade em Praia Perdida foi criado o Conselho que dita/analisa/tenta colocar em pratica todas as regras, mas não é bem isso que acontece. Até ler esse livro eu não entendia por que as pessoas odiavam tanto a Astrid. Bem, dou algum credito para elas. Atrisd nesse livro está insuportável, ela sempre quer que tudo saia o mais perfeito possível, em um lugar onde o medo e a desespero andam lado a lado. Seu ar de superioridade e ego inflado acabam por deixar as coisas muito piores do que já estão.

Sam é outro que não vai nada bem, depois de ter praticante morrido nas mãos de Drake, ele tem um surto psicológico, que faz você se perguntar: O que será dele? E agora quem irar defender Praia Perdida? Em parte, isso é culpa da Astrid? Não é somente Sam que surta em Mentiras, praticamente todos os personagens principais surtam um pouco. Tomam algumas atitudes pelas quais nós deveríamos odiá-los. Mas quem não surtaria, pela falta de comida, pelo medo constante e pelo o que, sabe-se lá, está por vim?
''O som daquilo tudo, as pancadas, rasgos e estrondos súbitos, juntava-se aos estalos e sopros o fogo que abria caminho pelo lado oeste da rua.
Eram os sons de Praia Perdida morrendo.'' – Pag. 227.
Como o LGAR é o verdadeiro inferno na Terra, coisas ainda mais esquisitas começam a acontecer. Seria possível que, até mesmo ali, os mortos voltassem à vida? Outro boato que circula é que existe uma ilha onde existe muita comida, se tudo isso é mentira ou verdade, ninguém sabe. Enquanto isso Zil e a Galera Humana (quero deixar claro que os ODEIO) bolam planos para tentar tomar Praia Perdida e exterminar de vez todas as aberrações. Como não podiam faltar, outros personagens são apresentados nesse volume. Nerezza uma garota um tanto estranha que ninguém nunca viu ou ouviu falar e Sanjit e o seu pessoal, que acredito (e espero) que terá mais destaque nós próximos livros.

Uma das coisas que eu mais gosto na leitura da série Gone é como Michael Grant consegue alterna a narrativa em terceira pessoa entre os mais diversos pontos dos personagens, isso nos possibilita ter uma visão bastante ampla dos acontecimentos, principalmente nas cenas de luta. Isso nós mantém totalmente centrados no livro, sempre querendo mais e mais.

Durante um tempo sempre via as pessoas dizendo que nesse livro, o autor enrolava bastante o leitor, depois de terminar o livro de longe essa era minha opinião. Quando chega a determinado ponto do livro, Michael consegue surpreender o leitor de tal forma, que você se pergunta se aquilo é alguma pista para como tudo aquilo irá terminar no último livro. Mentiras superou todas as minhas expectativas, estou bastante ansioso para o quarto livro, Pragas, que espero ler o quanto antes.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2013 Sede de Ficção. Design por Adália Sá | Editado por Valbert Moraes.