Alerta Nerd: Conheça Proxy, novo romance distópico de Alex London.



Procurando uma incrível leitura YA? Não procure mais, pois apresento Proxy do autor Alex London. Este é provavelmente um dos primeiros romances na categoria YA, onde o personagem principal é gay. A história tem um conceito impressionante, para obter um leitor interessado, e com certeza vou quer ler este livro.


Sinopse: Knox nasceu em uma das famílias mais ricas da cidade. Um Patron, ele tem tudo o que um garoto poderia querer, as tecnologias mais avançadas, as roupas mais legais, e um Proxy para levar todos os seus castigos. Quando Knox quebra um vaso, Syd é espancado. Quando Knox quer brincar, Syd é obrigado a transportar rochas. E quando Knox cai de um carro, matando um de seus amigos, Syd é marcado e condenado à morte.

Syd é um Proxy. Sua vida não é sua.

Tampouco é de Knox. Knox e Syd têm mais em comum do que qualquer um poderia imaginar. Então, quando Knox e Syd perceber que a única maneira de vencer o sistema é salvando um ao outro, eles fogem. No entanto, o pai de Knox não é Patron comum, e Syd não é Proxy comum. O que se segue é uma perseguição pelo países, onde eles vão descobrir uma sociedade secreta de rebeldes, que testará a determinação de ambos, e uma luz ofuscante em um mundo onde quem deve e quem paga. Algumas dívidas, ao que parece, não pode ser reembolsadas.
Interessado? Então leia o artigo que a EW postou, onde o autor fala a respeito do livro e por que um de seus personagens principais é gay.
Entertainment Weekly: De onde você veio com a ideia de Proxy? 

Alex London: É difícil dizer onde a história vem, mas acho que Proxy começou porque eu não lavei os pratos. Alguns anos atrás, eu tinha deixado uma pia cheia de pratos depois de um dia em casa assistindo a reprises de Cosby. E meu parceiro, voltou para casa  depois de um longo dia de trabalho, e viu todos aqueles pratos, e gritou: "Tragam o bode expiatório". Isso me trouxe de volta a lembrança de Sid Fleischman é o bode expiatório,  que eu tinha lido na 4 ª série - sobre um malcriado príncipe e o pobre garoto que levava seus castigos. Eu não conseguia tirá-lo da minha cabeça, essa ideia de que poderia haver uma criança tão privilegiada que ele não precisasse levar suas próprias punições, que ele poderia ter outro garoto como o seu representante.

Embora haja precedentes históricos reais para chicotear os meninos, parecia algo saído de uma visão sombria do futuro. E então eu pensei: "E se houvesse toda uma sociedade organizada em torno desta ideia? Como seria impor um sistema tão injusto? E se o Proxy tivesse o suficiente?"

Entertainment Weekly: E quanto ao aspecto da dívida financeira? Obviamente, não temos nada tão drástico como Patrons e Proxys, mas existem grandes lacunas de riqueza entre as classes. Por que você decidiu abordar esse assunto específico?
Alex London: Uma vez eu tive o conceito que eu tinha que descobrir por que o mundo seria assim. Como é que uma criança acabar se tornando um Proxy? E se houvesse muitos deles, por que eles não apenas se levantavam contra os seus Patrons, em uma guerra sangrenta de classe? Isso foi durante a época das eleições, e eu ficava vendo todas essas coisas sobre como se livrar da "interferência do governo com o mercado livre", como se as empresas eram de alguma forma essas forças benevolentes para o bem. Então eu tenho um projeto de lei para os meus empréstimos estudantis e clicado: Em Proxy , não haveria governo, ninguém se rebelaria contra ele. Haveria empresas e que iria servir os seus clientes. Se você não fosse um cliente, então, bem, você era o produto. Você pode pedir para viver, e eles poderiam vender a sua dívida e que a dívida fez um Proxy. O material da dívida em Proxy, é triste dizer, tudo isso não é sci-fi. A maioria dos jovens viver isso a cada mês, quando as contas vencem. Eu apenas peguei um pouco mais adiante, adicionei algumas torturas para o processo de cobrança da divida.
Entertainment Weekly: Protagonistas femininas são a escolha típica quando se trata de romances YA, mas Proxy tem dois protagonistas masculinos, e um deles passa a ser gay.

Alex London: Eu fui a todas as escola de preparação para meninos quando era criança, e minha educação foi realmente mais perto de Knox do que para Syd, então eu estou escrevendo muito confortável nesse ambiente. Eu não era tão insensível (ou tão rico ou direto) como Knox, mas eu entendi a forma como o privilégio pode deformar suas visões de mundo. Eu queria exorcizar alguns desses demônios em meus próprios pensamentos. Além disso, quando eu era adolescente, eu não havia conhecido nenhum outro cara gay, para que todos os meus amigos estavam em linha reta (tanto quanto eu sabia), e eu sempre fui interessado em relação de como eles me viram, como eu os via, mesmo quando não havia nenhuma atração envolvida. Eu queria explorá-lo, mas eu não queria escrever um livro "gay", ou mesmo um livro sobre essa relação. Foi apenas um fato da minha vida. Eu queria escrever sobre heróis de ação. Então eu comecei a escrever dois heróis de ação, vindo de dois pontos de vista muito diferente.

Syd me surpreendeu. Não era a minha intenção quando comecei a escrever o livro. Uma vez que isso foi feito, percebi que varias coisas faziam sentido para Syd. Ele é gay, mas ele também é um técnico especializado, um lutador muito duro, um Mensch, e um garoto problemático. Knox é malcriado, rico e mulherengo, mas ele também é mais do que isso. Knox está tentando ser o melhor de si, enquanto que tudo o que sabe do mundo está dizendo que ele é um idiota insensível. Esse é o problema de ser um adolescente. Todos querem defini-lo, para lhe dizer que você está baseado em algum pedaço limitado de sua identidade de - atleta, emo, geek, estranho, mas você sabe que você vai se encontar na multidão. Isso continua sendo verdade, mesmo em uma sociedade onde robôs assassinos, clones assassinos e mercenários cruéis estão tentando matá-lo. Para Syd, não é uma luta com sua sexualidade que o define. Não é nenhum grande negócio para ele ser gay, mas, mesmo no futuro, é difícil pra caramba ser um herói de ação.
Entertainment Weekly: Proxy chegou às lojas recentemente, mas eu sei que há um segundo livro. Você pode adiantar alguma coisa sobre isso?

Alex London: A série é um dueto! A sequencia se chama Guardião. Eu não quero revelar muito, mas posso dizer que a personagem Marie desempenha um papel muito maior. Ela me fascinou enquanto eu estava escrevendo Proxy. (Eu mesmo escrevi e depois cortei vários capítulos do seu ponto de vista.) Ela é tão comprometida e idealista, quase cruel, e eu queria conhecê-la melhor, na sequência do que acontece com Syd e Knox. Além disso, ela pode ou não ser um novo interesse amoroso de Syd, e, é claro, uma luta de altas apostas para a sobrevivência e o destino da humanidade.
Proxy foi lançado nos EUA no dia 18 de junho desse ano, e ainda não há nenhuma noticia quanto a publicação dele aqui no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2013 Sede de Ficção. Design por Adália Sá | Editado por Valbert Moraes.