Coluna: Adaptações que estamos loucos para ver.


Hey leitores, essa é a primeira coluna do blog e ainda não sei se a farei semanal, quinzenal ou mensalmente. Bem, não é novidade nenhuma que de uns tempos pra cá, grande parte dos best sellers estão sendo adaptados para o cinema, até ai tudo bem.

A maior parte dos fãs ficam empolgados em saber que aquele livro favorito irá para as telonas e há, também, aqueles que não ficam nenhum pouco contente com essa possibilidade. Mas, com certeza todo mundo se faz a temida pergunta: ''Será que o filme vai ficar fiel ao livro?''

Fora isso a cada nova informação/poster/trailer que sai, ficamos cada vez mais ansiosos para ver o resultado final. No ano de 2013 não foi diferente, o que mais vimos - e veremos - são adaptações, algumas não tão fieis aos livros e outras (segundo o julgamento dos fãs) perfeitas. Por isso escolhi algumas adaptações que estamos loucos para ver (e adeus a todo o nosso dinheiro no cinema.)

Vou começar com três adaptações, que são sem duvida as mais aguardadas para esse ano.
Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos.
Pra mim esse é o filme mais aguardados desse ano. Cidade dos Ossos foi o livro mais disputado entre as editoras no ano de 2010, e mostrou o porquê de tanta aclamação. A mistura perfeita entre fantasia, ação e elementos da atualidade, se mostrou uma grande surpresa do gênero. A história gira em torno dos Caçadores de Sombras, Nefilins (humanos com sangue de anjo), que têm como objetivo manter a paz entre o mundo real e o submundo. Os Instrumentos Mortais constantemente é comparado a saga Harry Potter (principalmente o primeiro livro) pelo fato do haver alguns personagens e cenários parecidos e também, porque a autora Cassandra Clare era escritora de fanfics de Harry Potte antes de se tornar uam renomada autora do universo YA.

Os direitos da adaptação foram vendidos para a Screen Gems/Sony e até agora a Pós-Produção e a divulgação está andando muito bem, obrigado. Pelo que foi já foi mostrado nos trailers parece que o filme está bem fiel ao livro (mas trailers pode ser enganosos, rs).
A direção ficou a cargo de Harald Zwart e no elenco temos Lily Collins como Clary Fray, Jamie Campbell Bower como Jace Wayland, Robert Sheenan como Simon Lewis, Kevin Zegers como Alec Lightwood, Jemima West como Isabelle Lightwood e Godfrey Gao como Magnus Bane. O filme tem previsão de estreia para o dia 22 de Agosto de  2013.

Trailer:


Jogos Vorazes: Em Chamas. 
 A sequencia de Jogos Vorazes é outra que está sendo muito aguradada pelo mundo inteiro. Sou fã assumido da série Jogos Vorazes, porém o primeiro filme não me agradou muito (achei muito fraco em comparação ao livro, questão de gosto), mas ao que parece Em Chamas está bem fiel ao livro. Você me pergunta ''Por que você acha que está bem fiel ao livro Valbert?''. Primeiro, o trailer já mostrou muita coisa que há no livro e segundo a classificação etária é de 16 anos (convenhamos, para está essa classificação então é porque os produtores foram bem fieis aos detalhes.).

Nesse segundo filme os vitoriosos da 74ª edição dos Jogos Vorazes, Katniss Everdeen e Peeta Mellark, são obrigados pelo regulamento a participar da Turnê da Vitória, viagem que acontece anualmente seis meses após a última edição dos Jogos Vorazes e outros seis meses antes da próxima edição. Eles devem viajar por todos os distritos de Panem para estabelecer a sua glória como vencedores. Porém, as coisas começam a sair do controle devido aos levantes que ocorrem pelos distritos.

Além disso, o Presidente Snow anuncia o tema do Terceiro Massacre Quaternário, edição especial dos Jogos, que acontece a cada 25 anos e as regras são alteradas para promover uma maior matança.
A direção ficou a cargo de Francis Lawrence e no elenco temos Jennifer Lawrence como Katniss Everdeen, Josh Hutcherson como Peeta Mellark, Liam Hemsworth como Gale Hawthorne, Elizabeth Banks como Effy Trinket,  Lenny Kravitz como Cinna, Sam Claflin como Finnick Odair e Jena Malone como Johanna Mason. O filme tem previsão de estreia para o dia 15 de novembro de 2013 no Brasil.

Trailer:


      Percy Jackson e o Mar de Monstros.
          Quem nunca ouviu falar em Percy Jackson e os Olimpianos? O primeiro filme da franquia: Percy Jackson e o Ladrão de Raios - baseado nos livros de  Rick Riordan, foi lançado em Fevereiro de 2010 e era promovido  para ser visto como o ''novo Harry Potter''. Porém não foi bem isso que aconteceu, apesar de obter uma bilheteria boa em sua estreia, o filme trouxe pouco retorno na arrecadação para o estúdio e além de ser visto como uma adaptação horrível, deixando fãs furiosos e frustrados.

          Durante um bom tempo não sabia-se, se o segundo livro iria ser adaptado para as telonas, já era de se esperar que isso não fosse acontecer até que a 20th Century Fox anunciou que sim, Percy Jackson e o Mar de Monstros seria adaptado. O filme está em fase de pós-produção e divulgação. 

          Pelo que já se viu no primeiro trailer, o filme sofreu drásticas modificação. Eu sinceramente espero que o esse filme seja bom (e agrade tanto fãs como críticos), para que Maldição do Titã não demore muito a ser adaptado, como aconteceu com Mar de Monstros.

          Na trama, para salvar o seu acampamento, Percy Jackson e seus amigos precisam encontrar o lendário e mágico Velocino de Ouro. Eles embarcarão em uma odisseia traiçoeira para as águas desconhecidas do Mar de Monstros - conhecido para os seres humanos como o Triângulo das Bermudas, onde eles lutarão contra conhecidos, criaturas aterrorizantes e o mal supremo.

          A direção ficou a cargo de Thor Freudenthal e no elenco temos Logan Lerman como Percy Jackson, Alexandra Daddario como Annabeth Chase, Brandon T. Jackson como Grover Underwood, Douglas Smith como Tyson e Leven Rambin como Clarisse La Rue. O filme está previsto para ser lançado em 16 de agosto de 2013 no Brasil e será lançado em 3D.

          Trailer:


            Carrie - A Estranha.
              Ela está de volta. Carrie – A Estranha é uma trama de suspense e drama, que foi escrita por Stephen King em 1974. Essa é a terceira adaptação cinematográfica de Carrie - A Estranha, anteriormente haviam sido produzidas uma em 1976 e outra em 2002.

              Carrie retrata um grande desastre ocorrido na cidade americana de Chamberlain, Maine, destruída pela jovem Carietta White. Nos anos anteriores à tragédia, a adolescente foi oprimida pela sua mãe, Margaret, uma fanática religiosa. Além dos maus tratos em casa, Carrie também sofria com o abuso dos colegas de escola, que nunca compreenderam sua aparência, nem seu comportamento. Um dia, quando a jovem menstrua pela primeira, ela se desespera e acredita esta morrendo, por nunca ter conversado sobre o tema em casa. Mais uma vez, ela é ridicularizada pelas garotas do colégio. Aos poucos, ela descobre que possui estranhos poderes telecinéticos, que se manifestam durante sua festa de formatura, quando os jovens mais populares da escola a humilham diante de todos.

              Esse remake foi escrito por Roberto Aguirre-Sacasa e dizem
              por ai que esse está mais fiel ao livro e com um final diferente do que já se conhece.

              A direção ficou a cargo de Kimberly Pierce e no elenco temos Chloë Moretz como Carrie, Julianne Moore como Margaret,  Alex Russell e Ansel Elgort também estão no elenco. O remake tem data de estreia para 29 de novembro no Brasil.

              Trailer:



                O Grande Gatsby.
                  O Grande Gatsby, adaptado pelos cinemas pela quinta vez, foi lançado em 1925 por F. Scott Fitzgerald – um dos marcos da literatura dos EUA. O livro conta a história do aspirante a escritor Nick Carraway, que sai do centro-oeste e chega à Nova York na primavera de 1922, em meio a uma era de falta de moral, do ápice do jazz, dos reis beberrões e de ações exorbitantes. Perseguindo o sonho americano, Nick acaba vizinho de um misterioso e festeiro milionário, Jay Gatsby, além de conhecer sua prima Daisy e seu marido mulherengo de sangue azul, Tom Buchanan. É assim que Nick é atraído para o mundo cativante dos ricaços, cheio de ilusões, amores e d
                  ecepções. Enquanto Nick é testemunha, dentro e fora do mundo que habita, ele escreve um conto de um amor impossível, sonhos puros e muita tragédia, criando um reflexo das nossas lutas e tempos modernos.

                  O filme conta com um belíssima trilha sonora que incluem Florence + The Machine, Lana Del Rey, Sia, The xx, Fergie e outros. O filme foi dirigido por Baz Luhrmann e estrelado por Leonardo DiCaprio como Jay Gatsby, Tobey Maguire como Nick Carraway e Carey Mulligan como Daisy Buchanan. Seu lançamento está previsto pra o 7 de junho de 2013 no Brasil.

                  Trailer:


                  Maze Runner: Correr ou Morrer.
                  Correr ou Morrer é o primeiro volume de uma trilogia distópica, escrito por James Dashner. Aclamado por público e crítica como um dos melhores livros de 2009, dizem que a série evoca os mistérios de Lost. O livro é um thriller, repleto de ação e suspense psicológico.

                  A história tem início quando Thomas acorda dentro de um elevador em movimento, sendo o seu nome tudo que se lembra. Quando as portas se abrem, ele se vê rodeado por garotos. Eles então explicam que aquele lugar se chamava Clareira. Nenhum deles sabe como foi parar ali, nem o porquê. Sabem apenas que todas as manhãs e as portas de pedras do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador.

                  Mas um fato altera de forma radical a rotina do lugar: chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina. Mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr… Correr muito.
                  Arte conceitual do Labirinto.
                  A adaptação está sendo produzida pela 20th Century Fox e dirigida pelo estreante Wes Ball, o filme é estrelado por Dylan O’Brien, Kaya Scodelario, Will Poulter, Aml Ameen e Thomas Brodie-Sangster. Maze Runner: Correr ou Morrer tem estreia prevista para 14 de fevereiro de 2014 nos Estados Unidos. Ainda não há data de lançamento para o Brasil.
                  As Aventuras do Caça-Feitiço: O Sétimo Filho.
                  As Aventuras do Caça-Feitiço é um filme britânico do gênero fantasia, baseado em uma série de livros escrita por Joseph Delaney. Thomas Ward é o sétimo filho de um sétimo filho e se tornou aprendiz do Caça-Feitiço. A missão é árdua, o Caça-Feitiço é um homem frio e distante. Thomas terá de aprender a exorcizar fantasmas, deter feiticeiras e amansar ogros. Quando, porém, é enganado e cai na armadilha de libertar Mãe Malkin, a feiticeira mais malévola do Condado, então, tem início o horror.
                  Já li esse livro há alguns anos atrás e quando fiquei sabendo que teria um filme fiquei super feliz, porém não me convenci muito com a escolha de Ben Barnes (As Crônicas de Nárnia - O Príncipe Caspian) para Thomas, veja bem, livro o Thomas tem 13 anos e acho que Ben Barnes está um pouco velho demais pra interpretar um garoto de 13 anos. O filme foi "adultizado".
                  Os direitos de filmagem são da Warner Bros Pictures. A direção ficou por conta de Sergey Bodrov e no elenco temos Jeff Bridges como Mestre Gregor, Ben Barnes como Tom War, Alicia Vikander como Alice, Julianne Moore como Mãe Malkin e Djimon Hounsou como Radu. O filme tem previsão de estreia para 25 de outubro de 2013.
                  Divergente.
                  Quem não ouviu falar da trama YA futurística da escritora Veronica Roth. O filme é um dos mais aguardados para 2014. Evan Daugherty (que escreveu o roteiro de Branca de Neve e o Caçador) adaptou a trama, sobre uma Chicago distópica na qual a sociedade é dividida entre cinco facções - Candor (os honestos), Abnegation (os altruístas), Dauntless (os corajosos), Amity (os pacíficos) e Erudite (os inteligentes).  Ao completar 16 anos, os jovens têm que decidir para qual das facções dedicarão os restos de suas vidas - e chegou a hora de Beatrice Prior escolher. Porém as coisas fogem do seu controle.

                  Ainda não li Divergente, e confesso estar louco para saber o que se passa nesse livro. A Summit Entertainment está produzindo o filme e a direção ficou com Neil Burger e no elenco temos Shailene Woodley como Beatrice "Tris" Prior, Theo James com Fou, Jai Courtney como Eri e Zoë Kravitz como Christina.
                  Divergente estreia em 21 de março de 2014 no Brasil e nos EUA. A continuação, Insurgente, já tem roteirista.
                  Bem pessoal, essas são algumas adaptações (existem muitas que ainda estão por vim) que estão sendo aguardadas por todo mundo, me digam nos comentários qual dessas vocês estão mais ansiosos para ver e se acham que ficaram fieis ao livro.

                  Até a próxima. 

                  1 comentários:

                  1. Olá, tudo bem?
                    Não vejo a hora de estrear divergente e em chamas. São alguns dos filmes que eu mais quero ver esse ano.

                    Abraços, Rafael Augusto.
                    Enseada das Letras

                    ResponderExcluir

                   
                  Copyright 2013 Sede de Ficção. Design por Adália Sá | Editado por Valbert Moraes.