Resenha: O Circo da Noite - Erin Morgenstern.

Vocês que acompanham o blog já devem saber que uma vez ou outra, alguma amiga minha aparece aqui com alguma colaboração. Desta vez apresento a vocês, minha grande amiga Aline Branco. Esperamos que curtam a resenha.

SINOPSE: Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

Titulo: O Circo da Noite
Autor: Erin Morgenstern
Editora: Intrínseca
Número do Livro: Livro único
Ano de Lançamento: 2012
Número de páginas: 368
Classificação: 4/5


Para ser bem sincera, O Circo da Noite foi o distópico mais estranho que já li. O que me faz pensar que a autora não bate muito bem. Sim, o livro é um tanto quanto confuso de ler, não são para todas as mentes.

Celia e Marco são “treinados” para um jogo que seus orientadores armaram quando estes ainda eram crianças, o circo era nada mais que o ambiente do jogo. Porém, o personagem principal não é Celia e Marco, é o próprio circo.

O tal jogo é uma incógnita para os personagens quanto para os leitores. Se você está à procura de romance no circo, esqueça. Mas quando Celia e Marco se tocam, a competitividade é deixada um pouco de lado e a procura incessante se torna mais árdua. Ao decorrer, descobrem que ambos são adversários e vivem por descobrir um jeito de acabar com o referido jogo. Eles se apaixonam. A estrutura do circo abala todas as vezes que se tocam, a luz se apaga. O amor deles intervém na gravidade.

No entanto, como eu disse, amor não é o foco principal do livro. Uma particularidade que eu notei e que vocês precisam saber é sobre “Próspero", "o Mágico" e Alexander (orientadores de Marco e Celia). Lendo o livro você vai saber qual a ligação deles com os jogadores e também vai saber que de orientadores não têm nada.

Outro problema é a ordem cronológica que oscila; o que pode ser considerado bom, pois você presta bem mais atenção do que se o tempo fosse mais retilíneo. Além do drama de Marco e Celia, há outra estória paralela: Bailey e Poppet. Você, que leu o livro, sabe que Bailey se apaixonou por Poppet ainda criança, mas ele não. O final de Bailey e Poppet me deixou frustrada, confesso. Mas essa é uma opinião bem pessoal.
QUOTE: Enquanto ela desabotoa botão após botão, Marco tateia cegamente os laços e colchetes, recusando-se a afastar os lábios dos dela. O traje meticulosamente elaborado cai num amontoado em volta dos pés dela. Amarrando os laços soltos do espartilho de Celia ao redor do próprio punho, Marco a puxa para o chão junto com ele. Os dois continuam a remover camada após camada até nada mais separar seus corpos. - Página 281.
Em suma, indico o livro sim. Ele é bom. Você pode achar que Erin Morgenstern é meio louca ou meio gênio.Tirei a conclusão que ela é meio gênio. Apesar de tantos becos, eu queria que houvesse uma continuação. Aprovado!

Ps: Leia com BASTANTE atenção!

Resenha por: Aline Branco.

1 comentários:

  1. Resenhei este livro do meu blog dêem uma olhadinha ;) http://paradoxorefletido.blogspot.com.br/2014/09/resenha-3-o-circo-da-noite-de-erin.html

    ResponderExcluir

 
Copyright 2013 Sede de Ficção. Design por Adália Sá | Editado por Valbert Moraes.