Resenha: Ruinas de Gorlan (Rangers: Ordem Dos Arqueiros) - John Flanagan.

''Um livro ao estilo Nárnia, agora junte um pouco de Senhor dos Aneis e Game of Thrones, assim é Ruinas de Gorlan.''

Olá mais uma vez, caro leitor. O livro que escolhi para resenha de hoje já é um pouquinho antigo no mercado (mas o preço continua lá em cima), devo dizer que me surpreendi com o que descobri no mundo criado por John Flanagan.

Sinopse: Durante a vida inteira, o pequeno e frágil Will sonhou em ser um forte e bravo guerreiro, como o pai, que ele nunca conheceu. Por isso, ficou arrasado quando não conseguiu entrar para a Escola de Guerra. A partir daí, sua vida tomou um rumo inesperado: ele se tornou o aprendiz de Halt, o misterioso arqueiro, que muitos acreditam ter habilidades que só podem ser resultado de alguma feitiçaria. Relutante, Will aprendeu a usar as armas secretas dos arqueiros: o arco, a flecha, uma capa manchada e... um pequeno pônei muito teimoso. Podem não ser a espada e o cavalo que ele desejava, mas foi com eles que Will e Halt partiram em uma perigosa missão: impedir o assassinato do rei. Essa será uma viagem de descobertas e aventuras fantásticas, na qual Will aprenderá que as armas dos arqueiros são muito mais valiosas do que ele imaginava.

Titulo: Ruinas de Gorlan
Autor: John Flanagan
Editora: Fundamento
Número do Livro: Livro 1
Ano de Lançamento: 2009
Número de páginas: 239
Classificação: 5/5

Opinião:

Sempre que ia a alguma livraria me deparava com algum dos volumes de Rangers: Ordem dos Arqueiros, mas até então nunca tinha me interessado em ler algum. Até que um belo dia resolvi dar uma chance. Ruinas de Gorlan é o primeiro volume da série, que é composta por dez livros ao total (isso mesmo que você leu DEZ LIVROS!) todos lançados no Brasil.

Ruinas de Gorlan se passa em um mundo medieval e a história gira em torno de um pobre órfão chamado Will. Will sempre viveu como protegido no castelo do feudo Redmont, um dos feudos do Reino de Araluen, e nunca conseguiu descobrir quem eram os seus pais, por isso ele não possui um sobrenome.

O livro já começa, basicamente, com as preocupações de Will respeito do dia da Escolha – que é como se fosse um ''evento anual'' onde todos os protegidos do castelo são escolhidos como novos aprendizes para cada escola do reino e essa escolha determinará como eles irão passar o resto de suas vidas. Will deseja entrar para a Escola de Guerra (que é onde os novos cavaleiros do reino são treinados), pois ele deseja honrar a alma do pai que um dia fora um grande cavaleiro e morreu lutando.  Sendo baixo demais para sua idade e magro demais ele não é aceito pelo o mestre da escola, e isso se torna um tremendo choque para ele.
Mesmo não possuindo as qualidades básicas pra ser um guerreiro, Will é inteligente e muito habilidoso e essas suas qualidades chamaram a atenção de Halt o arqueiro misterioso do reino. Halt decide que Will tem um grande potencial para se tornar, quem sabe um dia, um grande arqueiro e por isso o escolheu para ser seu aprendiz - algo raríssimo que quase nunca acontece. Mesmo um pouco relutante em ser um arqueiro (e sem muitas escolhas) Will começa o seu treinamento e logo percebe que para se tornar um arqueiro não será nada fácil.

Conforme o andar da história, Will aprende cada vez mais sobre o que significa ser um arqueiro e qual sua importância para o reino, e nesse meio tempo uma coisa terrível está por vir.  Morgarath, o senhor das Montanhas da Chuva e da Noite (o vilão da história) há quinze anos se rebelou contra o antigo senhor do Feudo de Gorlan e tentou usurpar o seu trono. Porém, seus planos não deram certo e ele foi derrotado pelas tropas do reino e a especial ajuda de um dos arqueiros, Morgarath foi banido e aprisionado em seu próprio domínio não restando mais nada para ele há não ser o desejo de vingança e esse será o grande desafio de Will ao lado de Halt nesse livro.

A escrita do livro flui de forma bem natural, apesar de se passar em uma época medieval, não é nada complicada. A história é contada por um narrador externo e divide-se entre as rotinas de Will e entre os outros personagens. As cenas de lutas são muito bem narradas, o que eu não gostei muito foi o final (em minha opinião) deixou um pouquinho a desejar, os fatos ocorrem um pouco rápido demais e isso atrapalhou um pouquinho a história. Mas super recomendo o livro para você que gosta de arqueiros, lutas e ação. 

Quote:
''- As principais armas de um arqueiro são o segredo, o silêncio e a habilidade de agir sem ser visto. Mas, se elas falharem, talvez você tenha que lutar.

-E então usamos uma espada? – Will perguntou esperançoso.
Halt se ajoelhou e abriu a trouxa.

- Não, nós usamos um arco – ele disse, colocando o objeto aos pés do menino.''

Em breve terá um ''A Capa é legal mas...'' com as capas de Ruinas de Gorlan, é isso pessoal não deixem de comentar e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2013 Sede de Ficção. Design por Adália Sá | Editado por Valbert Moraes.