#NEWS: Artista responsável pelas novas capas de ''Harry Potter'', fala sobre o seu trabalho e muito mais.


A nova capa de Harry Potter e a Câmara Secreta da edição comemorativa de 15 anos da saga, estreou hoje na Book Expo America, e o ilustrador Kazu Kibuishi falou um pouco sobre o seu trabalho e muito mais
A nova capa da ''Câmara Secreta'' mostra Harry e Ron  voando no Ford Anglia do Sr. Weasley à medida que se aproximam da Toca, mas a cena não foi sempre o que Kibuishi estava planejando usar. Sua primeira idéia para o segundo livro da série de J.K Rowling estava centrada em torno do basilisco.

Kibuishi encontrou um conjunto de problemas substanciais para o projeto do basilisco. "Havia tantos elementos técnicos para o que acontecia na história que tornou-se muito difícil fazer uma imagem muito dramática." Coisas como: ''não sendo capaz de olhar para o basilisco'' ou ''os olhos têm de ser arrancados o que é nojento'', o fizeram hesitar em usar a cobra. "As opções não eram tão boas. Mas a cena teria sido grande. Nós não poderíamos fazê-la funcionar por causa dos aspectos técnicos.''

Ele decidiu recorrer para as outras opções do livro. "Eu pensei, o que eu realmente acho deste segundo livro? Quando penso em todos os livros da série, eu tenho um pensamento básico sobre cada um deles. E no segundo [meu pensamento básico é] uma xícara de chá. Este é o livro que me diz que este mundo é um lugar agradável para rever, e eu gostaria de continuar voltar aqui por um longo tempo, como uma boa festinha de chá."

Ele continuou com a sua xícara de chá e a analogia: "Esta a criação de um livro. É um romance de aventura e mistério. Por causa disso eu decidi - eu e meu assistente estavamos pensando que seria melhor encarnam o espírito ou o sentimento. E acabamos na A Toca."

Design de todas as capas.
Para projetar cada nova capa de Harry Potter, Kibuishi pensou em um momento único, como ele fez com a Câmara Secreta, que mais se destacasse. "Houve um momento, sempre um momento. Lembra quando Harry passou por isso? Esse é o momento, que era realmente importante."

Com a Câmara Secreta, ele não teve esse sentimento em qualquer momento, e por esse motivo foi a capa mais difícil de projetar. "Foi difícil - muito difícil fazer isso. É como um livro de canivete suíço, pois ela (a capa) tem que estabelecer a mitologia e continua a entreter. E depois do segundo livro, eu não acho que você pode esperar o que vem a seguir. Era uma extensão do primeiro livro, que era como eu me sentia."

Capa do 'Prisioneiro de Azkaban'
Embora a Câmara Secreta foi a capa mais difícil, a do Prisioneiro de Azkaban foi a mais fácil. "Aquela foi instantânea. Eu sabia exatamente o que eu tinha que fazer. E eu mostrei para a Scholastic, e eu fiz um esboço. Eu sabia exatamente o que eu tinha que desenhar  e eu fiz isso em cinco minutos. Quando eu fiz todos as outras, elas me levaram algum tempo, horas. Só para chegar a uma boa composição."

O Prisioneiro de Azkaban se destacou tanto que acabou levando o projeto global para as seis capas restantes. "Eu tinha acabado de fazer o Prisioneiro de Azkaban - não era nada como o resto. E então eu recebi as notas de volta da Scholastic, e eles disseram: 'Nós amamos isso. Essa é a única. Você pode fazer o resto desse jeito?' E eu estava tipo, 'Sim, eu posso'. Então, tudo o que se vê agora é derivado do que aconteceu na terceira capa. A Scholastic amou  as capas do terceiro e do quatro livro."

A aprovação de J.K Rowling
Harry Potter trabalho da autora J.K Rowling é precioso para os fãs de todo o mundo. Kibuishi sentiu que a pressão quando ele aguardava a resposta sobre sua arte. "Ela tinha que ver tudo, e eu acho que ela tinha que aprovar. Ela foi tão agradável e ela realmente só - aparecia a partir do feedback, ela estava realmente agradecida por haver uma nova arte. Ela gostou, e isso é tudo o que eu precisava ouvir."

Ele continuou: "Essa foi a única vez que eu fiquei nervoso - quando eles estavam apresentando a J.K Rowling. Tudo o resto é bolo. Quando você está trabalhando com um escritor do calibre dela e uma história com tanto impacto, eu senti. É uma coisa rara me  ver perturbado ou nervoso, mas essa foi uma das poucas vezes que minha esposa disse: ''Sim, Você ficou nervoso quando estávamos recebendo os comentários de J.K Rowling".

Em homenagem a Maria GrandPre
Um aspecto especial dos projetos de Mary Grandpré (para que não sabe Mary é a primeira ilustradora das capas de Harry Potter) são os seus esquemas de cores distintas, que se tornou mais proeminente em a Ordem da Fênix em diante. Kibuishi tinha certeza de que seguiria um método similar. "Eu achava que os livros eram como um conjunto, de modo que cada um tem uma paleta de cores muito distintas. Há um elemento de design gráfico para isso, e que quase não tinha nada a ver com a história."
Apesar Scholastic mantêr segredo sobre as outras capas, ele contou um segredo: a nova capa de Harry Potter e as Relíquias da Morte homenageia GrandPré. "É uma espécie de spoiler, mas eu usei uma paleta similar. Foi a minha maneira de dizer, 'Aqui está a minha última homenagem ao seu trabalho.' É realmente uma capa que eu diria que é mais parecida com a dela.''

A Scholastic estará lançando a cada nova cada de Harry Potter durante todo o verão, e todos os livros estarão à venda em formato de paperback no final de agosto.
Entrevista conduzida por Michal Schick / Reportagem adicional de Andrew Sims.
Fonte: Hypable.com
Matéria traduzida pelo Sede de Ficção, caso tire algo dessa página mantenha os devidos créditos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2013 Sede de Ficção. Design por Adália Sá | Editado por Valbert Moraes.